INFORMAÇÕES DE COLETA

Não, porém convém tomá-la com moderação para que o seu excesso não interfira nos exames de urina.

Não pode para os testes de agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica. Assim, no momento da coleta, informe ao técnico.

Em alguns casos sim. Desta forma, é importante você informar, antes do exame, quais são os remédios que você está tomando.

Nem sempre. O tempo de jejum varia de acordo com o exame requisitado. É bom se informar antes.

A abstinência sexual é recomendada com períodos distintos, a depender do exame a ser realizado.

É recomendável não praticar relação sexual na véspera do exame matinal de urina, no sentido de evitar aumento de leucócitos e hemácias na amostra. Nos casos em que há relação sexual, é possível que seja encontrado espermatozoides na amostra a ser analisada.

Quando fazemos a coleta de sangue, pode acontecer de uma pequena quantidade deste sangue extravasar para a pele do paciente. Embora raro e sem maior consequência, é algo que pode ocorrer, apesar do empenho do Maria das Graças em utilizar os mais avançados materiais e sistemas para obtenção de amostra de sangue. Pode ocorrer por vários motivos: Anatomia vascular (veias finas e delicadas), uso de medicamentos que alteram a coagulação sanguínea, pressão sanguínea alterada e até mesmo por falta de compressão adequada no local da punção. Não pegar peso ou carregar objetos pesados (bolsa, por exemplo) utilizando o braço que foi submetido à punção, é uma excelente medida para diminuir este acontecimento. Se o hematoma ocorrer nas primeiras 24 horas após a coleta, utilize compressa de gelo. Após as 24 horas utilize compressa quente.

Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos dois dias, antes de fazer o exame.

Em alguns exames, sim. Após esforço físico, testes como LDH, CPK e Triglicérides terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui.

Porque com o primeiro jato são carreadas células e bactérias normalmente presentes na uretra e poderão mascarar o resultado do exame, dessa forma, ao desprezar o primeiro jato você estará fazendo uma espécie de “limpeza” do canal, deixando o material apto para análise. Situações em que seu médico precise avaliar o primeiro jato urinário, ele irá emitir uma solicitação específica.

Os exames realizados no sangue podem ser realizados em qualquer fase do ciclo menstrual (mesmo durante a menstruação), sempre respeitando a orientação recebida pelo médico. A coleta de exames de urina e fezes, entretanto, deve ser evitada durante a menstruação porque pode ocorrer a contaminação das amostras com sangue, falseando resultados.

Não há problema. Alguns exames são solicitados em razão da febre para verificar se ela é proveniente de uma infecção ou inflamação.

Fechar Menu